Aves do Rio


A observação de aves é um encanto à parte, que ganha um sentimento especial por estarem protegidas dentro dos Parques. Além das mais conhecidas, você pode encontrar espécies raras ou em extinção, todas belas, com muitas cores e cantos que maravilham o visitante. São centenas de espécies que bailam em ritmo delicado e emocionante.

Prepare binóculos, câmeras e o coração para emoções só possíveis em uma Unidade de Conservação. Venha viver experiências repletas de aventura, diversão e descubra o que cada Parque tem de melhor.




DICAS SOBRE OBSERVAÇÃO DE AVES

A observação de aves é uma atividade que pode ser pra ticada em qualquer ambiente, por todas as pessoas, necessitando apenas atenção, paciência e interesse. Siga estas dicas e você terá uma experiência inesquecível:

  • Para observar aves, você vai precisar de binóculo ou câmera fotográfica, um guia de identificação e um método para registrar as aves encontradas, seja numa caderneta de anotações ou no celular.
  • Os melhores horários são sempre as primeiras horas da manhã ou ao final da tarde. Informe-se sobre as regras de visitação no Parque escolhido.
  • Siga sempre as orientações do guia.
  • Fale com voz baixa e mova-se devagar. Evite ficar na frente de outros observadores quando encontrarem uma ave. Ajude os demais a encontra-la caso tenham dificuldades.
  • Dê preferência a locais onde as aves já estejam acostumadas a presença das pessoas. Deixe que se acostumem a sua presença.
  • Seja responsável no uso de playback ou outras formas de atrair a atenção das aves. Nunca use playback perto de ninhos e nem faça barulhos para espantar a ave.
  • Respeite a distância que as aves permitem aproximação. Se a ave se assustar com sua presença, não se mova e aguarde alguns minutos. Caso ela fique irritada e tente atrair sua atenção sem se afastar muito, cuidado, você pode estar perto do ninho. Afaste-se até que ela se acalme.
  • Obedeça a todos os regulamentos relativos à fotografia em áreas públicas e particulares. Evite surpresas informando-se com antecedência.
  • Jamais toque em ninhos ou filhotes, nem “arrume” o ninho para fotografar, evite o risco dos pais abandonarem os filhotes. Nunca interfira na atividade de uma ave. Se você precisa manter proximidade, use uma tenda ou outro esconderijo.
  • Evite ficar muito tempo fotografando uma ave, principalmente se perceber que ela está próxima do ninho. Se necessário, afaste-se um tempo e volte depois, evitando estressá-la demais.
Fontes: COA/RJ. http://www.ao.com.br/coa_rj_c.htm.
Passarinhando com Respeito. goo.gl/6NoXZa.

DICAS SOBRE ECOTURISMO

A visitação nos Parques Nacionais deve ser feita seguindo alguns princípios importantes, uma vez que esses locais têm como objetivo principal a conservação e educação ambiental. Listamos aqui algumas dicas para você praticar:

  • Planejamento é fundamental: entre em contato com a administração da área e informe-se sobre horários de funcionamento e regras de visitação.
  • Seja responsável com sua segurança: avise a alguém sobre seu roteiro, nunca caminhe sozinho pelas trilhas e tenha sempre o equipamento apropriado. Use roupas adequadas; elas devem proteger com conforto e terem cores que se harmonizem com o ambiente visitado. Leve água e alimento suficiente junto com seu equipamento. Aprenda regras básicas de segurança.
  • Cuide dos locais de sua aventura: mantenha-se nas trilhas pré determinadas, evite áreas frágeis e atalhos, pois estes danificam o solo e prejudicam raízes de árvores. Traga seu lixo de volta e deixe apenas suas pegadas. Não faça fogueiras.
  • Respeite os animais e as plantas: deixe animais domésticos em casa. Mantenha distância e não alimente animais silvestres, não retire flores e plantas. Leve apenas lembranças e fotografias.
  • Seja cortês com os outros visitantes e com a população local: trate moradores da área com cortesia e respeito, ande e acampe em silêncio e consuma produtos regionais para fortalecer a economia local.

Fonte: Pega Leve. http://pegaleve.org.br/.